Benefícios das águas quentes de Caldas Novas

Conheça aqui um pouco da historia e dos benefícios das águas quentes de Caldas Novas.


A cidade de Caldas Novas

Caldas Novas é conhecida como a Maior Estância Hidrotermal do mundo, possuindo águas quentes que brotam de seus lençóis em temperaturas que variam de 20 a 60º graus, sendo o turismo sua principal fonte de renda, a cidade chega a receber em alta temporada em torno de 500.000 turistas, vindos de todas as partes do Brasil e também do exterior.

Estrutura

A cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares, para a hospedagem e lazer dos turistas e atrações diversas, como o Lago do Rio Corumbá localizado a 10Km do centro da cidade e a Serra de Caldas a 08 KM, locais utilizados para a prática do Ecoturismo

Caldas Novas, tornou-se nestes últimos anos um dos locais mais atrativos e visitados por investidores. Empreendimentos novos acontecem a cada dia. A Estância fica a 160Km de Goiânia, 280Km de Brasília e a 745Km de São Paulo. Um local geograficamente privilegiado de fácil acesso as demais cidades do país.
​Todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Possui centenas de piscinas com águas termais em seus hotéis e clubes, que atraem turistas de todo o país, principalmente das regiões Sudeste e Centro Oeste.

Águas Quentes.

Geologia e Modelo Hidrogeológico de Caldas Novas e Rio Quente O Domo da Serra de Caldas destaca-se na região e é constituído por metassedimentos do Grupo Paranoá. Os terrenos rebaixados adjacentes constituem-se de xistos variados e quartzitos do Grupo Araxá. Entende-se por Domo de Caldas ou Serra de Caldas ou ainda Domo Estrutural de Caldas, a feição fisiográfica/estrutural caracterizada pela elevação topográfica isolada no sudeste goiano, que alcança cotas topográficas superiores a 1000 metros.

Os terrenos rebaixados são distribuídos sobre morfologia de relevo plano a suave ondulado com cotas topográficas variando de 600 a 800 metros. A seção geológica, idealizada pelos geólogos José Fernando Gambier Costa e Fábio Floriano Haesbaert (2000), ilustra o posicionamento destas rochas em sub-superfície.

As rochas da região foram originalmente depositadas em um ambiente marinho. A idade para a sedimentação do Grupo Paranoá situa-se entre 950 e 1350 Ma, posicionada no Meso-Neoproterozóico. O metamorfismo é de muito baixo grau, as estruturas sedimentares muito bem preservadas. A idade do Grupo Araxá, situa-se entre 830 ± 50 a 1020 ± 100 Ma (unidade neoproterozóica). As águas termais de Caldas Novas e Rio Quente são águas de chuvas que penetram no solo e descem em profundidade de cerca de 1500 metros, através de grandes fraturamentos. No contato com as rochas, são mineralizadas e aquecidas pelo fenômeno denominado de gradiente geotérmico. Um modelo de fluxo destas águas foi idealizado em 1999 por Tröger; Costa; Haesbaert e Zschocke.

No modelo esquemático do fluxo da água subterrânea (representada pelos segmentos de cor azul) temos dois grandes sistemas de circulação da água da chuva, que infiltra e abastece o aqüífero termal: O 1° sistema de circulação, com recarga na Serra de Caldas Novas, permite a descida de água em profundidades de até 1500 metros, atingindo cerca de 75°C.

Estas águas sobem, após aquecidas, e constituam as águas da Pousada do Rio Quente (misturada com águas mais frias) e as águas dos poços com maiores temperaturas de Caldas Novas (59°C).

É denominado de aqüífero Paranoá. O 2° sistema de circulação, com recarga em volta da Serra de Caldas e com cotas acima de 720 metros, originam a maior parte das águas de Caldas Novas ( com temperatura em torno de 38 a 40°C). É denominado de Aqüífero Araxá.

A Exploração da Água Termal em Caldas Novas e Rio Quente A exploração do aqüífero termal em Caldas Novas é feita através de 149 poços com temperaturas entre 27 a 59°C e uma vazão de 427 l/s e também na Lagoa de Pirapetinga com temperaturas até 49,5°C e vazão de 14 l/s. As nascentes do Rio Quente constituem-se em 25 ocorrências termais e uma vazão de 1634 l/s. O nível dinâmico do aqüífero termal que em 1979 encontrava-se na cota de 670 metros, caiu para 618 metros em 1996.

Com o gerenciamento do aqüífero, onde várias medidas de controle de exploração foram tomadas, o nível chegou a recuperar 36 metros, atingindo a cota de 654 metros em 1998 e permanecendo hoje com uma cota média de 644 metros.

Propriedades Terapêuticas da Águas Quentes

As águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram à superfície, trazem em dissoluções sais minerais e gases, que pelas suas composições físico-químicas, possuem comprovadas propriedades terapêuticas.

Essas águas, quando bebidas na fonte por vários dias, agem como uma lavagem interna do aparelho digestivo, sendo indicadas nas infecções e moléstias alérgicas.

Efeitos Benéficos

  • afecções do aparelho digestivo;
  • estimulante do metabolismo das glândulas endócrinas;
  • aumento da diurese e excreção do ácido úrico;
  • produz efeito sedativo sobre o sistema nervoso.

Entre em contato com a gente

Endereço: Rua Pedro Branco de Souza, Qd 09, Lt 11, Sala 02 - Galeria Verano Center Mall - Centro

Contato: (64) 3453-6589

Whatsapp: (64) 9 9219-2210 - Claro

E-mail: contato@reservecaldasturismo.com.br/a>

Mais opções em O que fazer em Caldas Novas


Imagem representativa: Jardim Japonês

O clima místico de paz, harmonia e profundidade de espírito encantam a alma de todos os visitantes do Jardim Japonês. Conheça mais da cultura oriental aqui!

Imagem representativa: Jardim Japonês

Jardim Japonês

Imagem representativa: O Casarão dos Gonzaga

Conheça um pouco da história de Caldas Novas aqui no Casarão dos Gonzaga.

Imagem representativa: O Casarão dos Gonzaga

O Casarão dos Gonzaga

Imagem representativa: Trilhas para Mountain Bike

Quando vier para Caldas Novas além do biquini e da sunga traga também sua bike. Venha curtir a natureza de Caldas Novas

Imagem representativa: Trilhas para Mountain Bike

Trilhas para Mountain Bike

Imagem representativa: Pesque e Pague

Que tal um pouco de pescaria na cidade das águas quentes, Caldas Novas? Veja aqui a lista dos principais pesque pages de Caldas Novas...

Imagem representativa: Pesque e Pague

Pesque e Pague

Imagem representativa: As Águas Quentes de Caldas Novas

Conheça aqui um pouco da historia e dos benefícios das águas quentes de Caldas Novas.

Imagem representativa: As Águas Quentes de Caldas Novas

As Águas Quentes de Caldas Novas

Receba nossas promoções